Desde os primórdios, por necessidade, os humanos procuraram e construíram formas significativas de comunicação com seus pares e, dessa forma, também deixaram informações importantes para as gerações futuras. Essas informações vêm se multiplicando a cada geração em uma velocidade cada vez maior. Atualmente somos bombardeados por elas, que nos chegam de várias fontes e por vários canais. Entretanto, infelizmente isso não nos garante uma comunicação efetiva, o que é imprescindível para uma relação construtiva entre pais e filhos, colegas de trabalho, professores e alunos.
Conversar com os filhos, observá-los, acompanhá-los e orientá-los pode evitar problemas futuros nas relações pessoais, na vida estudantil e na formação humana deles. Na contramão desse pensamento, percebe-se que a família está cada vez mais transferindo a responsabilidade pela educação e pela formação das crianças e jovens para a escola, na pessoa dos professores e gestores, eximindo-se de uma possível culpa pelo insucesso dos filhos.
Dentro da escola, é necessário que todos os que a fazem estejam alinhados para o alcance da sua missão, uma vez que o sucesso ou insucesso institucional leva consigo o nome de toda a equipe. Muitas vezes, a falta de comunicação gera conflitos que poderiam ser evitados. Isso torna o clima escolar um tanto conturbado e desagradável, interferindo diretamente nas ações diárias.
Na sala de aula, para que se estabeleçam boas relações, os alunos aprendem que é necessário uma comunicação eficaz, uma vez que pequenas situações transmitidas de maneira equivocada podem gerar grandes transtornos. Conhecer os alunos, a realidade de cada um, seus gostos, seus anseios e saber ouvi-los, são formas de encontrar uma melhor maneira de nos comunicar. Isso não significa que o professor fará em sala apenas o que os alunos querem, porém conhecê-los melhor pode fazer toda diferença na relação ensino-aprendizagem.
Dessa forma, se não tivermos formas eficazes de estabelecermos comunicação, estando atentos de que nos falarmos e nos comunicarmos não é a coisa, não teremos êxito em diversos campos da nossa vida. É necessário que aprendamos a usar as informações que nos chegam a nosso favor, transformando-as em conhecimento. Informação pode se transformar em conhecimento. Conhecimento pode ser utilizado para melhorar nossa comunicação. A comunicação, para ser efetiva, precisa começar na família. Os pais precisam estabelecer o diálogo comunicativo com as crianças e com os filhos jovens para que essa relação comunicativa se estenda para as amizades sociais e escolares. O mundo necessita de comunicação. Pense Nisso!
Artigo da Profª Regina Glaucia
Ministra as Disciplinas de Biologia, Ciências, Química e Física no Ceiam Alegria do Saber