Devemos Apoiar Socioemocionalmente os Estudantes?

A pandemia do coranavírus tem cobrado bastante de todos no mundo inteiro, seja no trabalho, escola ou na convivência com nossos familiares. Muitas vezes, acabamos perdendo o foco de nossas ações, pois, esse período tem exigido muito de nosso socioemocional.

Alunos tem sofrido com a nova forma de ensino, onde buscam se adaptar da melhor forma possível, tendo em vista, que a mudança repentina também afetou os professores. Foi necessário a busca por novas ferramentas, aulas mais dinamizadas e que proponham uma aprendizagem de qualidade e ainda assim, surgem dificuldades no meio do caminho, algumas em relação a tecnologia, internet, ou falta de concentração do aluno. Através desse fato, se faz necessário a compreensão e auxilio do professor para a melhoria do aprendizado.

Sabe-se que se o professor tem um papel social muito importante na vida do aluno e que ambos devem caminhar de mãos dadas. Quando o professor sai de sua sala de aula, ele continua mantendo sua função em meio a sociedade, pois ele serve o aluno através de seus ensinamentos.

Ao observar tudo que vem acontecendo, os alunos revelam sentimentos de tristeza, ansiedade e sobrecarga emocional, dessa forma, deixando claro que necessitam de uma maior atenção, pois é na adolescência que surgem as grandes transformações, mudança de pensamento e decisões, deixando claro que não se trata apenas do corpo. Mas, também de descobertas sobre o futuro, autonomia, liberdade e a falta de experiência com o que os espera, visto que a impossibilidade, neste momento, de desfrutar da socialização escolar, o aluno acaba acarretando tendências maiores de desenvolver problemas que envolvam sua saúde mental.

Os adolescentes se sentem mais livres com o simples fato de poder se socializar no ambiente escolar, tirar suas dúvidas diretamente com seus professores, estarem dentro de grupos, trocarem ideias com o professor mediador, realizarem atividades escolares, mantendo então uma rotina.

Contudo, o socioemocional neste contexto vem sendo abalado e se faz necessário uma intervenção do professor em meio a tantas dificuldades, para que através desta, seja possível a busca por um equilíbrio das emoções e sensações de bem-estar do aluno, onde o docente possa realizar ações em sua aula, para refletir acerca da crise vivenciada por todos, deste modo, desenvolvendo um pensamento crítico fundamental.

Perante isto, meios que podemos utilizar para o desenvolvimento do socioemocional do aluno podem variar de uma simples conversa até uma dinâmica que mostre afetividade e apoio ao estado emocional do indivíduo diante de suas dificuldades.

O importante é o aluno saber que o professor, a escola está ali para lhe apoiar, tirar suas dúvidas, chamar atenção quando necessário. É preciso estar presente para observar e interferir, auxiliando aos alunos sempre que necessário, pois como consequência da pandemia teremos muitos alunos com problemas emocionais.

Artigo da Profª Airla Ketuly

Ministra as Disciplinas de Língua Inglesa, Ciências, Informática e Filosofia no Ceiam Alegria do Saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *