As dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem são conceitos relacionados, porém distintos, que podem afetar significativamente a capacidade de uma pessoa de adquirir, compreender ou utilizar informações acadêmicas de maneira eficaz. As dificuldades de aprendizagem referem-se a problemas específicos que um indivíduo pode encontrar em determinadas áreas do aprendizado, como leitura, escrita, matemática ou mesmo habilidades interpessoais. Essas dificuldades podem ser temporárias ou persistentes e podem variar em intensidade. Geralmente, as dificuldades de aprendizagem são mais comuns e podem ser superadas com intervenções educacionais apropriadas, suporte adicional e estratégias de ensino diferenciadas. Alguns exemplos de dificuldades de aprendizagem incluem dislexia, discalculia e disgrafia.
Existem diversas dificuldades de aprendizagem que podem afetar as pessoas de diferentes maneiras. Aqui estão algumas das dificuldades de aprendizagem mais comuns:
Dislexia: É um transtorno que afeta a leitura e a escrita, resultando em dificuldade para reconhecer palavras, soletrar corretamente e compreender textos. Pessoas com dislexia podem ter dificuldades em decodificar palavras, lembrar de informações lidas e compreender textos.
Discalculia: Refere-se à dificuldade em aprender e compreender conceitos matemáticos, como números, cálculos, operações matemáticas básicas, e problemas de matemática. Pessoas com discalculia podem ter dificuldade em fazer cálculos simples, lembrar sequências numéricas e compreender conceitos matemáticos abstratos.
Disgrafia: É uma dificuldade de aprendizagem relacionada à escrita, resultando em caligrafia inadequada, dificuldade em organizar as ideias no papel, problemas de ortografia e gramática.
Por outro lado, os transtornos de aprendizagem são condições neurológicas crônicas que afetam a maneira como o cérebro processa.
Transtorno do Espectro Autista (TEA): O TEA é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Pessoas com TEA podem ter dificuldades em se comunicar verbalmente ou não verbalmente, interpretar emoções e interagir socialmente de maneira adequada.
Transtorno de Aprendizagem Não-Verbal (TANV): É caracterizado por dificuldades no processamento e na interpretação de informações visuais, espaciais e motoras. Pessoas com TANV podem ter dificuldade em compreender conceitos visuais, seguir instruções visuais e realizar tarefas motoras complexas.
Transtorno de Processamento Sensorial: Envolve dificuldades em processar e responder a estímulos sensoriais, como luz, som, tato e movimento. Pessoas com esse transtorno podem ter sensibilidades sensoriais acentuadas ou diminuídas, afetando sua capacidade de regular e integrar as informações sensoriais.
Transtorno da Coordenação Motora (DCD): O Distúrbio da Coordenação Motora afeta a capacidade de coordenar os movimentos musculares de forma eficaz. Pessoas com DCD podem ter dificuldade em realizar tarefas motoras finas e grossas, como escrever, vestir-se, amarrar os sapatos e praticar esportes.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma condição neurobiológica que afeta a capacidade de uma pessoa de manter a atenção, controlar impulsos e regular o comportamento. Indivíduos com TDAH podem ter dificuldade em permanecer focados em tarefas, seguir instruções, organizar atividades e gerenciar o tempo.
Profª Nayana Adriano Vasconcelos – Psicopedagoga Institucional e Clínica; atualmente é Psicopedagoga do NAAAS – Núcleo de Apoio a Aprendizagem Alegria do Saber.