A importância da leitura e escrita na alfabetização

A leitura e escrita são fundamentais na alfabetização, pois elas permitem o desenvolvimento da linguagem, ampliam o conhecimento, estimulam a criatividade e a imaginação da criança, elevando a sua capacidade de criar e de imaginar histórias. Além disso, a leitura e a escrita são ferramentas essenciais para ampliar a comunicação e o vocabulário ao longo da vida do estudante.

Muitos professores e pais ficam angustiados e ansiosos quando os alunos chegam ao segundo ano do ensino fundamental,  apresentando ainda, dificuldades na leitura ou sem uma fluência leitora. Devemos entender que a leitura não se dá como passe de mágica, ela é uma construção que vai se aprimorando em níveis, conforme a criança vai completando seu ciclo de alfabetização.

É importante também frisar que cada criança tem o seu nível, algumas chegando a aquisição leitora mais rápida e outras, demorando um pouco mais. No entando, se todas forem estimuladas à leitura, todas conseguirão alcançar essse patamar. Mas, aqui é importante frisar que, quanto mais estimulada para a leitura, maior é a possibilidade de uma fluência leitora.

Outro ponto curioso é, quando os pais jogam na escola toda responsabilidade da aquisição da leitura da criança. Reflexões devem ser feitas com as famílias. Seu filho passou por algum trauma familiar que o leva a ficar reservado e em silêncio? Sua criança tem livros em casa e é icentivada a ler diariamente? Seu filho percebe em casa, membros da família que ler? A família já contou histórias, apresentando livros? Tudo isso é importante para desenvolver uma consciência leitora, e deixar para escola sozinha, toda responsabilidade, pode que aconteça um atraso na fase leitora da criança. Ler é um aprendizado e necessita ser incentivado e treinado diariamente, em todos os ambientes que a criança frequenta.

Atividades simples como, presentes de livros, montagem de uma pequena biblioteca no quarto, com livros que abordem os temas que as crianças gostam, leitura feita pelos pais, criar um ambiente leitor em casa, comentar histórias interessantes lidas pelos pais e mostrar em que livro você pode obter maiores detalhes, demonstrar interesse nas atividades dos filhos e elogiar os avanços deles, podem desenvolver maiores condições de uma leitura fluente.

 Eu, Cláudia Oliveira, sou professora da esscola CEIAM Alegria do Saber e valorizo a participação ativa dos alunos em seu próprio aprendizado, buscando constantemente  novas formas de inovar as aulas, aprimorando cada vez mais a postura leitora de meus alunos. Isso ajuda a promover um ambiente de ensino dinâmico e engajador para eles.

Também é importante lembrar que a criança precisa estar saudável para um bom processo leitor, e tanto a escola, como a famía devem ser promotores desse processo e aprendizado.

Artigo da Professora Cláudia Oliveira – Professora do 2º Ano B no Ceiam Alegria do Saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *