A Importância do Lúdico no Desenvolvimento Educativo de Crianças de 2 a 5 Anos

Ao longo do tempo, a preocupação com o desenvolvimento social, cognitivo e educativo de crianças de 0 a 5 anos nas escolas se intensificou. Com isso surgiu uma série de ações, tanto nas escolas públicas como nas escolas privadas.

O ensino com o lúdico no ambiente escolar é de fundamental importância como qualquer outra metodologia do ensino regular. Mas, é fato, no entanto, que o ensino tem oscilado entre uma preocupação frequente entre a aprendizagem do aluno e a prática educativa. Vários pensamentos são feitos não só sobre como promover melhorias para o ensino dessa área, como também sobre as experiências positivas e os desafios encontrados para seu desenvolvimento na escola. Daí surgiu à necessidade da implementação do lúdico como uma estratégia importante para ser usada na construção do conhecimento humano.

Atualmente percebe-se que nas escolas a maior dificuldade dos professores está na aprendizagem de seus alunos, de maneira que seja fácil a compreensão para seus educandos.

O professor, muitas vezes, não escolhe trabalhar de forma lúdica devido à falta de formação e métodos educativos adequados, e teme que essa forma de trabalho atrapalhe, podendo ocasionar dificuldades na aprendizagem. Dessa forma,   levanta-se o seguinte questionamento: O trabalho com o lúdico como uma prática educativa para crianças pequenas é garantia de uma aprendizagem mais eficaz para os alunos?

Nesse contexto, surge a necessidade da incorporação do lúdico na prática docente e os bons resultados no processo de aprendizagem das crianças de 2 a 5 anos, mostrando as facilidades e dificuldades encontradas ligadas ao lúdico e os benefícios que são demonstrados nas aulas.

O principal objetivo desse artigo é apontar a importância de se trabalhar com o lúdico como prática educativa para as escolas, na perspectiva de mostrar aos  professores  que existem dúvidas e dificuldades, mas ensinar, usando uma metodologia lúdica pode  ajudar, trazendo um bom rendimento na aprendizagem das crianças.

Sabe-se que é grande a reponsabilidade do professor da Educação Infantil para conseguir conquistar bons resultados na aprendizagem,  aliando os conteúdos curriculares propostos com o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras).

Entende-se que o ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, pois é no brincar que surgem as atividades mais importantes na vida dos indivíduos, todos têm o direito de aprender, e com o prazer o aprendizado se torna mais eficaz seja na vida escolar ou social. Com tudo fica claro que, o lúdico é uma estratégia extremamente importante para ser utilizada como uma prática educativa para a construção do conhecimento humano no processo ensino-aprendizagem.

Amanda Lílian Silveira Araújo – Graduada em Pedagogia e Biologia; Pós-Graduada em Ludopedagogia e Educação Especial; atualmente é Professora do Fundamental 1 no Ceiam Alegria do Saber.

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