Educação X Pandemia

É de conhecimento de todos que estamos passando por um momento muito difícil na educação e saúde, pois fomos surpreendidos pela pandemia, ocasionada pelo coronavírus. A COVID 19, doença causada pelo coronavírus tomou conta de nossas casas, cidades, países, afetando em todos os setores da vida humana. Não esperávamos por isso e não estávamos preparados para essa nova realidade. Quando observamos, estávamos dentro de nossas residências ou salas de aula, sozinhos diante de um computador ou celular para dar aula, pois as escolas tiveram que fechar suas portas.

Por mais que estivéssemos perplexos com a situação e também com medo da doença, não podíamos deixar o ensino para traz e a partir daí travou-se uma luta, em todos os sentidos, para dar aulas, embora de forma remota.

E para entendermos mais sobre esse fato vamos rever algumas definições. O que é a educação? A Educação é a aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano.

E o que entendemos sobre Pandemia? É uma situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente muitas pessoas pelo mundo.

Ao examinarmos essas definições, percebemos que estamos vivendo o mesmo cenário que aconteceu na Segunda Guerra Mundial (surto de tifo), e como conhecemos as graves consequências deixadas por ela, devemos reforçar o zelo que temos com o ensino para que não haja “fracasso” no pós-pandemia. Consequência que a população brasileira vai vivenciar,  isso já é fato. Mas, o que se chama atenção aqui é para o cuidar urgente da educação para não fazer desse tempo uma consequência mais trágica no futuro.

A verdade é que, ninguém estava preparado para viver essa realidade que a pandemia, com as proporções que a COVID-19, alcançou. Como consequência dela foi preciso fazer o distanciamento e isolamento social, motivo não de perto agradável, mas nos trouxe uma reflexão profunda sobre a vida e as relações entre a humanidade. A comunidade escolar, que é um ambiente altamente de relações, ficou perdida, sem saber como e nem quando se direcionar. A situação respingou em todos, família e escola, pois com a nova forma de estudar e ensinar, percebeu-se a importância da instituição escolar, não só para desenvolver o ensino, mas para estabelecer relações entre os pares.

Os pais começaram a perceber mais ainda, a importância da escola e do professor na vida dos filhos, pois  descobriram que era indispensável a organização de uma rotina de estudos para que eles conseguissem acompanhar as aulas remotas.

Com a paralisação forçada, por mais de um ano, educadores, pesquisadores e gestores da área da Educação estão buscando meios de renovar o ensino, pois a educação é uma arma poderosa que mesmo em tempo de pandemia descobriu novas competências e habilidades nas crianças e nos jovens.Sabendo dessa importância, fica a certeza que devemos procurar valorizar a cada dia o processo de ensino, para que possamos tornar viva as palavras de Paulo Freire “É preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania”.

Artigo da Profª Jéssica Fonteles Freitas

Ministra a disciplina de Língua Portuguesa no Ceiam Alegria do Saber

1 comentário em “Educação X Pandemia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *